Tipos de iluminação


A luz faz mais do que nos permitir enxergar, ela influencia nossas emoções em relação aos ambientes, cria atmosferas, para que tenhamos boas experiências com os ambientes e lugares, uma luz amarela por exemplo sempre remete a aconchego, sentimento que proporciona permanência e descontração, uma boa iluminação gera conforto visual, o que também afeta nosso ritmo circadiano, que por vez influencia em nossa saúde. Você também pode usá-la para destacar um objeto desejado, criar um centro de interesse, se expressar em diferente cores e formas, ela é projetada sempre com ênfase na intenção e função. Faz total diferença no ambiente então separei alguns tipos de iluminação para você saber qual a melhor alternativa para seu projeto.



Iluminação geral ilumina não ressalta nenhuma superfície, nem objeto e ajuda na percepção de todo do ambiente. É um tipo de iluminação que pode ser usada em qualquer ambiente, mas sempre lembrando que para escolha da iluminação você precisa definir a intenção e função. Você também pode agregar outros tipos de fontes luminosas que possam modificar a intensidade de luz, pois nem sempre se quer luz total nestes espaços, você pode dimerizar a intensidade e os tons de cores através de dispositivos de automação.


Na iluminação funcional, a luz é constante e direta, direcionado conforme o interesse do usuário possibilitando execução a de atividades específicas, ela vai iluminar uma superfície por completo, como bancadas de cozinha que é uma área de trabalho para cozinhar, um espaço de leitura, onde se precisa de mais atenção, como um balcão de um estabelecimento, a luz deve ser especifica neste espaço para que a pessoa que esteja trabalhando ali tenha a atenção necessária para não cometer erros.



Iluminação cênica feita de várias é iluminações pontuais. Possui foca dirigido, sendo usado para criar pontos de interesses no ambiente. É utilizada de forma estratégica, criando clima ideal para produzir um ambiente de descanso, para ouvir música ou mesmo para conversar cenários. com os amigos ou outros tipos de cenários.



Iluminação decorativa possui uma luz mais aconchegante e a intenção não é "iluminar", mas sim deixar ambiente acolhedor O utilizando elementos decorativos como velas e pisca pisca por exemplo. Uma iluminação decorativa que está em alta hoje são as lâmpadas de filamento

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo