Observatório Jantra Mantra

Atualizado: 27 de dez. de 2020

O Jantra Mantra (literalmente o 'instrumento e fórmula' e freqüentemente chamado de Jantar Mantar), está localizado na moderna cidade de Nova Delhi, Delhi. É composto por 13 instrumentos de astronomia arquitetônicos, construídos pelo Maharaja Jai ​​Singh II de Jaipur, a partir de 1724, e é um dos cinco construídos por ele, pois recebeu do imperador Mughal Muhammad Shah a tarefa de revisar o calendário e as tabelas astronômicas.



O objetivo principal do observatório era compilar tabelas astronômicas e prever os tempos e movimentos do sol, da lua e dos planetas. Alguns desses propósitos hoje em dia seriam classificados como astronomia.

Instrumentos

Existem quatro instrumentos distintos dentro do observatório de Jantar Mantar em Nova Delhi: o Samrat Yantra, o Ram Yantra, o Jayaprakash e os Mishra yantras.


O Samrat Yantra, ou Instrumento Supremo, é um triângulo gigante que é basicamente um relógio de sol de horas iguais. Tem 21 metros de altura, 34 metros de comprimento na base e 3 metros de espessura. Ele tem uma hipotenusa de 39 m de comprimento que é paralela ao eixo da Terra e aponta para o Pólo Norte. Em cada lado do triângulo há um quadrante com graduações indicando horas, minutos e segundos. Na época da construção do Samrat Yantra, relógios de sol já existiam, mas o Samrat Yantra transformou o relógio de sol básico em uma ferramenta de precisão para medir a declinação e outras coordenadas relacionadas de vários corpos celestes.





" Não encontrei nem um relato do processo de projeto, mas fico imaginando quanto tempo de observação foi necessário para o planejamento desta construção, será que 365 ? Observando o comportamento da luz do sol e o posicionamento das estrelas ... Se alguém souber divide comigo 🙏🏻 "


Ram Yantra consiste em dois grandes edifícios com o topo aberto. Ambos os edifícios formam um dispositivo completo. O dispositivo é usado para medir a altitude das estrelas, que é equivalente à latitude e longitude da Terra.

O Jayaprakash consiste em hemisférios vazados com marcações em suas superfícies côncavas. Crosswires foram esticados entre os pontos em sua borda. "Jai Prakash Yantra consiste em duas estruturas hemisféricas côncavas usadas para determinar a posição do sol e de outros corpos celestes. Este instrumento é um mostrador eficiente, mostrando a qualquer momento a hora local, a declinação do sol e o signo do zodíaco." escrito na placa no local.

Os yantras Mishra eram capazes de indicar quando era meio-dia em várias cidades em todo o mundo e era a única estrutura do observatório não inventada por Jai Singh II.

Ao todo, entre 1727 e 1734, Jai Singh II, construiu cinco observatórios semelhantes, Yantra Mantras, no centro-oeste da Índia, todos conhecidos pelo mesmo nome, incluindo os de Jaipur -Yantra Mantra (Jaipur), Ujjain, Mathura e Varanasi. Hoje, o observatório é principalmente uma atração turística e é significativo na história da astronomia.





0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo