O que Atmosfera?

Atualizado: 30 de mai. de 2020

O que Atmosfera?





Atmosfera é a camada gasosa que envolve e acompanha a Terra em todos os seus movimentos, devido à força da gravidade, além de ter a função de equilibrar a temperatura do planeta.

A atmosfera faz parte do estrato geográfico junto com a "litosfera" (conjunto de rochas e solos), a "hidrosfera" (conjunto de todas as águas do planeta) e a "biosfera" (elementos encontrados na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera). Esses componentes se relacionam entre si, isto é, são interdependentes: qualquer alteração em um deles implica a alteração do conjunto.


Nós não, não, criamos este tipo de atmosfera rsrsrs, mas é como se fosse. Possibilitar experiências e vida em um lugar é a nossa missão.


Assim como a Atmosfera geológica tem seus diversos recursos para possibilitar a vida na terra, nós entendemos que arquitetura em modo geral também possui elementos que tornem isso possível, trazendo vida aos ambientes.


É como vemos na atmosfera geológica, que funciona através de um conjuntos de elementos, proporções, equilíbrio de existência e uso que fazem com que tudo funcione bem. Na arquitetura também é assim, a atmosfera é criada a partir de uma necessidade identificada pelas pessoas, executada através de elementos como forma, layout, ergonomia, sensações térmicas, acústicas, cores, texturas, sombra, luz, vazios, ventilação, plantas, paisagem, etc…. .


A ferramenta principal para criar atmosfera é a memória, por que tudo o que vemos nos remete a algo, dificilmente você vai olhar alguma coisa relacioná-la a nada, mas caso aconteça, até o relacionar com nada é algo que passa a existir.


Uma atmosfera boa está relacionada a natureza viva, liberdade, espaços organizados, limpeza, amplitude, horizonte, perfumes agradáveis, sonorização com o ar e tudo o que a cerca. Assim como uma atmosfera ruim está associada, a poluição, desordem, morte, devastação, desmatamento, prisão, confinamento, brigas, sujeira e outros.


E tem a atmosfera que “tá” que é a morna, não remete a nenhum sentimento, por exemplo um quarto de hotel bem básico , organizado e com uma cama, nada fora do habitual vai te trazer uma referência de “ta”. Essa expressão remete aquilo que é igual em todo lugar, não te faz nem sufocar e nem suspirar, talvez só o alívio de um lugar para descansar. Então a pessoa vai dormir acordar e ir embora, e não vai levar nenhuma experiência do lugar.


Diga "ta" a respeito de algo para sentir a sensação desta palavra.


Às vezes podemos mudar estes lugares com ações muito simples, um ponto de cor, ou objeto diferente. É preciso entender o contexto do ambiente para definir quais ferramentas usar, quais estão disponíveis? o que eu já tenho ali que pode enriquecer de sensações o lugar que já existe?




Na concepção de um projeto é necessário que façamos perguntas para nós mesmo, para potencializar o ambiente.


Você pode criar uma atmosfera através de memórias um fato histórico, uma festividade cultural, estilo de vida social, cultura, natureza, baseado em um filme, desenho, estereótipo ou ativando os sentidos humanos. Existem muitas possibilidades para criação de atmosfera, mas ela precisa ser seguida de um objetivo.



Trecho do livro Atmosfera de Peter Zumthor


"Há muito tempo que me interesso pela qualidade arquitetônica. É relativamente fácil para mim dizer: a qualidade arquitetônica não está, para mim, sendo incluída entre os líderes da arquitetura ou aparecendo na história da arquitetura, sendo publicada etc. Para mim, a realidade arquitetônica pode ser apenas se um edifício me move ou não.

O conceito para designá-lo é o de "atmosfera". A atmosfera fala de uma sensibilidade emocional, uma percepção que funciona a uma velocidade incrível e que os seres humanos precisam sobreviver. Há algo dentro de nós que imediatamente nos diz muitas coisas; compreensão imediata, contato imediato, rejeição imediata.


Agora, o que me move? Tudo, coisas, pessoas, ar, ruído, cores, presenças materiais, texturas e também formas. Formas que eu posso entender. Formas que posso tentar ler. Formas que eu acho bonitas. E o que mais me comoveu? Meu próprio humor, meus sentimentos, minhas expectativas quando eu estava sentado lá. Essa famosa frase em inglês vem à mente, que se refere a Platão: "A beleza está nos olhos de quem vê". Ou seja: tudo está apenas dentro de mim. E eu nunca teria tido tais sentimentos sem essa atmosfera. Há uma troca entre pessoas e coisas. É com isso que tenho que lidar como arquiteto. E eu penso: essa é minha paixão. Há uma mágica do real. Conheço muito bem a magia do pensamento. E a paixão do pensamento bonito.


Como arquiteto, eu me pergunto: a mágica do real, por exemplo, o café na residência estudantil de Hans Baumgartner. Aqueles homens estão sentados lá e gostando. Eu me pergunto: como arquiteto, posso projetar algo com essa atmosfera, com essa densidade, esse tom? E se sim, como? E acho que sim e acho que não".


Frases com a palavra atmosfera


Uma vida feliz deve ser em grande parte uma vida tranquila, pois só numa atmosfera calma pode existir o verdadeiro prazer. - Bertrand Russell


As pessoas que possuem alguma força de caráter carregam consigo, como os planetas, a sua atmosfera nas suas órbitas. - Thomas Hardy


De maneira similar, "Saiba" e "Num Dia" evocam uma atmosfera de infância, desde sempre pertinente à obra de Arnaldo - e cujo projeto mais recente é o disco "Pequeno Cidadão", feito com Edgard Scandurra, Antonio Pinto e os filhos de todos eles.


A atmosfera obscura e o suspense das obras de Poe, precursor da literatura fantástica e de terror, são transpostos para o palco, que é dominado pela escuridão e iluminado por algumas velas. Folha de S.Paulo, 28/06/2009



Sinônimos de Atmosfera

ar aparência apontar aragem aspecto atmosfera brisa fisionomia jeito maneira modo semblante vento espaço amplidão área céu decurso demora distancia duração extensão intervalo lacuna lapso lugar período recinto sítio solução trecho vão sopro ambiente aerosfera âmbito esfera.


at·mos·fe·ra |é|(grego atmós, -oû, vapor + esfera)


substantivo feminino


1. [Geologia] Camada gasosa que envolve a Terra. = AEROSFERA

2. Camada gasosa que cerca qualquer astro.

3. Ar de um país, de um lugar.

4. [Antigo] [Metrologia] Unidade de medida de pressão, numericamente igual ao peso de uma coluna de mercúrio que tem de altura 76 cm e de base 1 cm2.

5. [Figurado] Meio em que se vive, considerado como exercendo uma influência.

6.[Por Extensão] Céu; reunião das condições relacionadas ao tempo, à meteorologia.

7.[Figurado] Clima; ambiente que determina psicológica e espiritualmente uma pessoa, uma situação, circunstância: atmosfera festiva.



Texto: Aline Oliveira



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo