Arquitetura como agente influenciador no tratamento ao câncer

Atualizado: 27 de dez. de 2020

Maggie's center é uma instituição para tratamento de câncer

A fundadora Maggie Keswick Jencks (1941-1995) foi escritora, Paisagista e designer teve câncer e fez o seu tratamento em um hospital tradicional, sua sensibilidade fez ela perceber a falta que um ambiente que aquece faz na vida de uma pessoa que está passando por este momento. Seu desejo era desenvolver um lugar que ajudassem os pacientes e seus familiares neste processo.

Maggie sabia exatamente o que esses espaços não deviam ser.



Ela queria conscientizar as pessoas de que espaços aconchegantes e agradáveis eram fundamentais para estes pacientes; que luz natural assim como jardins, pássaros e o azul céu poderiam ajudar tanto quanto o próprio tratamento; ela sonhava com poltronas onde eles poderiam descansar ou rir na companhia de um amigo; "banheiros" como o que temos em casa, onde nos refugiamos para chorar quando estamos desesperados. Estes espaços deveriam ser planejados ao redor de uma cozinha, sem corredores escuros e espaços hierarquizados. A equipe técnica no local contribuiria para o tratamento apenas em um sentido holístico da coisa, oferecendo suporte psicológico e ajudando os pacientes a relaxar.


Quando vi uma matéria sobre o Maggie's pela primeira vez percebi que se tratava de algo de impacto, não por que seus edifícios foram criados por vários arquitetos de renome, mas pela sensibilidade, que cada projeto foi tratado, isso fez com que as experiências adquiridas dentro deles trouxessem mais que apenas um tratamento, esses arquitetos no mínimo tem um olhar muito humano sobre o contexto das experiências emociais, os ambientes foram preparados para se viver, compartilhar momentos com amigos e familiares. Estes locais não são pensados como uma estrutura clínica, são concebidos como uma casa, um lugar onde as pessoas podem passar bons momentos. Os efeitos terapêuticos destes espaços estão sendo comprovados na prática à medida que mais e mais pacientes fazem uso destas estruturas.


Penso no quão complexo, difícil e fascinante deve ser criar algo assim.

Agora eu te faço uma Pergunta um ambiente, afeta suas emoções?

Eu já tive muitas experiências que comprovam para mim mesma além do que os estudiosos dizem, que sim.

Um ambiente não é composto apenas pela estética mas sim um conjunto de elementos que vão influenciar nos sentidos da visão, olfato, tato, audição e paladar. E por vez afetam nossas emoções.


Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2001), existem ligações entre as emoções e o corpo físico. Um efeito físico pode chegar a refletir um efeito mental ou emocional e vice-versa, pois as funções das partes se definem pelo conjunto. A mente cheia de idéias nocivas atua como um estímulo criador de emoções que afetam o corpo de forma negativa, fazendo com que sejam desenvolvidos problemas na saúde. Os males que se caracterizam como transtornos psicológicos possuem raízes emocionais profundas, adormecidas ou reprimidas. As emoções necessitam ser gerenciadas com tranqüilidade, para se conseguir, dessa maneira, afastar as doenças.

Nascimento e Quinta (op. cit.), afirmam, também, que o ser humano é capaz de desenvolver, em si, os “hormônios da saúde”, que são os sentimentos e emoções positivos que desencadeiam o bem-estar como, por exemplo: relaxamento, trabalho corporal, paz mental, motivação, alegria, senso de humor, otimismo, compaixão, fraternidade, amor, oração, entre outros.

Os mesmos autores afirmam, ainda, que, por outro lado, o ser humano deve se cuidar para amenizar ou acabar com a possível produção dos “hormônios da doença”. Esse estado emocional interfere na vulnerabilidade às doenças, como, também, dificulta a recuperação, por interferir no sistema imunológico do indivíduo. Os principais são: medo, egoísmo, orgulho, maldade, ódio, depressão, angústia, tristeza, mágoa, rancor, ciúmes, ganância, pessimismo, entre outros."

referências de autores sobre o tema extraído do site Psicologias do Brasil

Conheça mais do Maggie's Institute e seus edifícios ---- https://www.maggies.org/


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo