10 dicas para trabalhar em casa de forma mais confortável.

Atualizado: 9 de dez. de 2020

Oi gente tudo bom?


Bora falar de home office, bom separei um tempinho e resolvi escrever a respeito.

Você vai começar a trabalhar ou já trabalha a muito tempo em casa, certo?

Então vamos parar tudo e pensar como o seu ambiente pode afetar o seu humor e sua saúde mental.





O ambiente desempenha um papel crucial no que diz respeito ao bem-estar, e depende de vários fatores como a luminosidade, a poluição visual e os sons precisam ser considerados, a maioria das pessoas trabalham em média 8 horas diárias no mesmo lugar, isso é 1/3 do nosso dia, então sim,, tudo isso precisa ser pensado.


Separei algumas dicas para você trabalhar de maneira mais confortável, e como maior rendimento.


1° Considere a iluminação natural, além de economizar energia, estudos apontam que a exposição à luz solar natural traz bem-estar , que logo aumenta sua produtividade, saúde moral e conforto visual. melhorando nosso bom humor, que por vez melhora seu relacionamento com as pessoas , energia e concentração.


2° Defina em qual parte da sua casa você vai trabalhar.

Qual o local de menos fluxo na sua casa?

Você precisa de um local calmo e fora da sua total zona de conforto, então evite o seu quarto para não cair na tentação de trabalhar na cama, a cama é seu lugar de descanso para dormir, ao deitar na cama sua mente identifica que é hora de relaxar isso pode diminuir seu rendimento, sem falar que você vai ficar em uma posição errada para trabalhar.

Evite áreas de fluxo, pode desviar sua atenção, eu gosto de trabalhar com gente por perto, mas, os assuntos surgem e você dispersa, se der evite.


3° Faça uma lista das atividades a serem executadas, depois liste o que você vai precisar para executá-las, faça lista.


4° Pense qual o tamanho ideal da bancada para você trabalhar com conforto, busque chegar o mais próximo possível do ideal, sabemos que algumas vezes isso não é possível seja por espaço o pelo orçamento. A altura ideal de uma bancada de trabalho é de 0.73 a 0.78 cm, o projeto de altura da mesa tem que estar alinhado com seus braços em posição de L, leve em consideração coluna reta e ombros relaxados.


5° Invista em um cadeira boa, ela é um item fundamental, de preferência pelas cadeiras com altura ajustável e com descanso de braço se preocupe primeiro com a ergonomia, neste caso vem antes do design. É primordial que você tenha conforto neste local. Há você tem que ver também se a cadeira com braço não vai tirar muito espaço, o ideal é que ela encaixe de baixo da mesa, se o espaço for pequeno.


6° A ambientação. As vezes estamos em um lugar a tanto tempo que sabemos que não está legal, mas o que realmente não está bom?você nem consegue dizer o que é ? não é verdade?

Quem já entrou em um lugar e não se sentiu muito bem sem saber o por que?

A ambientação é um conjunto de elementos e as vezes alterando uma cor você já consegue um ótimo resultado.

Faça proveito da luz natural, se puder estar próximo a janela é uma ótima escolha, a bancada precisa de uma boa iluminação, mas cuidado com a incidência do sol sobre seus olhos, e sobre a tela do computador.

8° Seu monitor tem que está na altura dos teus olhos, coloque uma base para nivelar, na internet tem vários modelos, mas se atente na altura que você precisa em relação a sua mesa e a altura dos olhos, você também pode ou mandar ou fazer, se não for possível use livros.

9° Tenha uma rotina

  • acorde e se arrume, não trabalhe de pijama, arrume a cama e tome café da manhã

  • tenha horários para começar, horários de pausa, de almoço e para encerrar seu expediente.

  • Quando tiver novas ideias ou ver algo que te chame atenção não pare o que estiver fazendo, anote e encaixe para um outro horário.

  • Tenha horário para navegar na internet

  • Horário para ler e-mails, eu sempre faço isso no início do meu expediente.

  • e faça um cronograma e lista de atividades a serem executadas.

10° O layout também é algo muito importante, desenvolvi alguns desenhos para você entender melhor.


Sem dúvida este é o melhor dos mundos, neste layout você tem vista da janela, um campo de visão amplo e está tudo certo, sua mete descansa quando

Layout 1

Perfeito o melhor dos mundos, ele te permite ter uma visão ampla, sua mesa estará bem iluminada pela luz do sol, e você tem o contato visual externo. O bom do contato com o externo não ficar olhando para o vizinho não, mas é o sentimento de amplitude espacial que este layout te dá, e isso interfere na sua criatividade. Imagine você em uma montanha sentada e olhando o horizonte, agora imagine você que está em um beco e tem um muro na sua frente, mas você não pode voltar para trás e nem consegue pular o muro, qual a sensação que te dá? Analise estes pontos.



Layout 2

Bom você vai ficar de frente para a parede mas ainda sim tem a iluminação natural entrando pela janela, pense como o sol vai incidir na tela do seu computador, pode atrapalhar um pouco.

Outro ponto é que você vai ficar de costas para a porta, e isso pode ser um pouco desconfortável. Lembra do beco? podemos ficar em sentido de alerta. Bom se está for a opção que mais se adequá ao seu caso coloque plantas por perto, trabalhe melhor este espaço para que ele fique mais agradável





Layout 3

Este layout também é bom você tem a vista da porta e tem uma vista ampla do espaço, o ruim é que a luz do sol pode incidir na tela do computador, lógico que você pode ajustar isso com com uma cortina, mas a luminosidade natural diminui.











Layout 4

O ponto negativo dele é o estar de costas para a porta, mas você tem um mundo a sua frente então quem se importa? rsrs eu meio que gosto de ficar poetizando as coisas, mas eu quis dizer, que a iluminação natural vai estar ótima, e que todo tempo que se sentir meio cansado você vai ver o céu pela sua janela e oxigenar seu cérebro, já olho para o céu hoje? Gente não sei vocês mas eu to achando que estou criando um caso de amor com ele, isso muda o meu humor de tal forma eu só posso dizer que é um presente dado por Deus ao alcance de toda humanidade, ele sempre vai estar ali independente de todas as condições de credo, raças ou condições financeiras, ele vai estar lá para quem quiser, isso não é o máximo? você não paga nada por ele, ele está lá de graça. Eu amo!


Este poste é do dia 21 /06/2020 vamos dar uma mãozinha para você que trabalha em casa e precisa organizar seu espaço, de forma gratuita sem pagar por uma consultoria, você entra em contato conosco por whatsapp 11 99257 9431 e enviar por e-mail estudionno@gmail.com todas as informações do seu ambiente, fotos e o que você tem dentro dele, vamos te ajudar a solucionar isto. válido até o dia 01/07/2020.


Se este poste te ajudou de alguma forma comenta e diz o que você achou das dicas.




Aline Oliveira




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo